Comunidade Católica Pequeno Rebanho Celebra 20 Anos de Evangelização

Conduzidos e inspirados pela Palavra de Deus em Atos dos Apóstolos, especialmente nos capítulos 2 e 4, que descrevem as novas comunidades, os missionários da Comunidade Católica Pequeno Rebanho se preparam, com muita alegria, para vivenciar um ano jubilar.

No dia 7 de janeiro – data de sua fundação –, às 19:30, o vigário episcopal para Vida Consagrada e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, presidirá a missa em ação de graças pelos 20 anos de vida fraterna, na Casa de Evangelização e Acolhimento, mais conhecida pelos membros como ‘Aprisco’, que fica na Travessa da Generosidade, 162, na Vila da Penha.

História

Fruto do Grupo de Oração Bom Jesus, da Paróquia Bom Jesus da Penha, a Comunidade Católica Pequeno Rebanho foi fundada pelo casal Alexandre Bastos da Cunha e Andréa Rocha Bastos da Cunha, que, a princípio, não tinham nenhuma pretensão ou ideia de constituírem uma nova comunidade, mas, sim, um forte desejo no coração de vivenciarem o mais próximo possível o que relata o livro dos Atos dos Apóstolos (Capítulo 2, 42-47): “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação”.

“A Andréa já tinha uma caminhada de Igreja e, por causa dela, eu também fiz uma experiência com Deus através do Seminário de Vida no Espírito, realizado no grupo de oração da paróquia. Nós não tínhamos nenhuma ideia e nem a intenção de fundar nada até porque não sabíamos da existência desse tipo de realidade dentro da Igreja há 20 atrás, embora ela já existisse. Após ganhar e ler o livro ‘A Bíblia no meu dia a dia’, do monsenhor Jonas Abib, comecei a fazer o diário bíblico, e ao chegar em Atos dos Apóstolos fiquei incomodado porque via ali uma realidade que desejava viver, mas que embora os locais por onde passávamos fossem maravilhosos, não conseguia encontrar. A partir daí partilhei esse desejo do meu coração com o nosso núcleo do grupo de oração: de viver a fraternidade entre os irmãos e de ter tudo em comum”, disse Alexandre.

Pequeno Rebanho

De acordo com Andréa Rocha, o desejo do casal partilhado com o primeiro grupo não foi pra frente, mas a inspiração permaneceu no coração. Experientes e atuantes na Escola de Evangelização 2000, propôs à coordenadora do grupo de oração que ela e seu esposo realizassem uma formação para os servos, o que acorreu durante aproximadamente um ano.

“Iniciamos esse período de formação com 90 pessoas e terminamos com 12 participantes. Próximo do fim desse tempo formativo, o Alexandre partilhou esse desejo de ter tudo em comum e de viver a radicalidade do Evangelho, e esses 12 que ficaram nos questionaram sobre como seria isso, mas nem nós sabíamos o que era. Com isso, continuamos nos reunindo, e logo após um recesso de fim de ano, ao retornarmos no dia 7 de janeiro, o grupo já voltou dizendo: ‘vamos para a comunidade’”, contou Andréa.

Alexandre Bastos também partilhou como o nome da comunidade foi escolhido:

“Nesses encontros periódicos que tínhamos, tanto por palavra de profecia e até mesmo na confirmação do texto bíblico, algumas vezes saiu o texto de Lucas 12, 32, que diz: “Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino.” Nós nunca tivemos um discernimento para a escolha do nome da comunidade. Quando começamos um caminho para discernir uma nova comunidade, a Andréa nos recordou dessa passagem, e já sabíamos que o nome era Pequeno Rebanho”, ressaltou.

Vocações

A Comunidade Católica Pequeno Rebanho nasceu no coração dos leigos, e ainda hoje a maioria de seus 80 membros, entre consagrados e os que estão nas etapas formativas, são leigos de diversas idades e realidades: solteiros, casados e celibatários. Neste Ano Vocacional Sacerdotal, um grande fruto da comunidade é o padre Rodrigo Vieira, pároco da Igreja São José, em Santa Cruz, que chegou na Pequeno Rebanho com 16 anos, e no percurso formativo para o carisma também descobriu a vocação sacerdotal, e hoje serve a todo o povo de Deus na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

“A Comunidade Católica Pequeno Rebanho é um lugar que eu descobri a Deus e é onde eu descubro Deus a cada dia. Ela faz parte da minha vida há 18 anos, e pra mim é um lugar onde eu tive e tenho, até hoje, as maiores experiências do cuidado, do amor e da misericórdia de Deus na minha vida. Eu me entendo como Rodrigo quando eu me entendo como Pequeno Rebanho. Eu entendo o padre Rodrigo a partir do carisma Pequeno Rebanho. Logo, ela é um grande dom de Deus pra mim, ela é a força de Deus no meu ministério, na minha vida pessoal e no meu encontro com Deus. Falar da Comunidade Pequeno Rebanho, acima de tudo, é reconhecer que Deus quer se utilizar da minha pequenez para manifestar a glória d’Ele e que a minha humanidade não é mais um impedimento, mas a via, o caminho que Deus escolheu para manifestar o seu amor a mim, àqueles que Ele colocou na minha vida, a toda Humanidade e à Igreja. É um lugar onde o Pai se revela como um Deus de misericórdia que não se cansa de se abaixar e vir de encontro a minha pequenez, e de me erguer e fazer sonhar ousadamente com a glória dos céus que é o lugar dos pequenos”, afirmou padre Rodrigo Vieira.

Carisma

Ao falar do carisma da comunidade, Alexandre ressaltou que a alegria é o elemento fundamental para o anúncio do Reino de Deus.

“Como o nosso carisma está baseado na passagem de Lucas 12, 32: “não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino”, a gente não consegue entender um presente deste tamanho sendo recebido e o presenteado não ter alegria e muito menos não comunicar. Você está ganhando o Reino de Deus! Como é que você vai comunicar isso se não for com muito júbilo e entusiasmo? Então, a alegria é o componente indispensável na vivência da comunidade, e isso está no nosso mistério cristológico: comunicar o Reino de Deus a outros pequenos herdeiros com alegria”, destacou.

Celebrações

Perseverantes ao longo de duas décadas, a Comunidade Católica Pequeno Rebanho fará de 2019 um ano celebrativo. Além da Santa Missa em Ação de Graças com Dom Roberto Lopes, os missionários terão a oportunidade de participar de uma Celebração Eucarística com o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta; promoverão, no dia 19 de janeiro, uma noite de Adoração com a participação da Comunidade Bom Pastor; no dia 26, uma Tarde com Nossa Senhora, entre outras atividades ao longo do ano. Emocionados, os fundadores Alexandre e Andréa Bastos falaram sobre os sentimentos que trazem nesses 20 anos de caminhada.

“Deus não viu minha miséria, minha humanidade como empecilho e barreira. Eu sei quem eu sou, eu sei de onde Deus me tirou, sei o barro que eu sou. E Deus não recusou minha humanidade. Ele acreditou nela e ainda acredita, pois a salvação é destinada à realidade da Humanidade. Ele não me excluiu disso, e eu talvez não me escolhesse conhecendo a minha pequenez. É uma realidade de ser profundamente amado como filho, e a gente enxerga isso também dentro da comunidade pelo carisma que Deus nos dá. Reconhecemos essa preferência d’Ele pelos pequenos. Fico muito feliz de saber que Ele assumiu a Humanidade para me tornar também filho de Deus, e esse é o amor que eu experimento concretamente nesses 20 anos de Pequeno Rebanho. Isso mudou a minha vida”, testemunhou Alexandre.

“Deus utiliza da minha humanidade para tocar outros pequenos e isso é uma graça muito grande. Ele me permite encarnar um novo Natal a partir da minha vida para que outros possam experimentá-lo e isso é maravilhoso. Ele olhou para mim e achou graça, viu graça em mim, e isso é encantador de um Deus que olhou para alguém tão pequeno e se encantou, não porque ele tem méritos ou capacidades, mas Ele se encantou, foi do agrado d’Ele ‘dar-vos o Reino’ e isso é maravilhoso”, concluiu Andréa Bastos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 + = 63

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.