Quem Somos

Breve Histórico

12. A perene juventude da igreja continua a manifestar-se hoje: nos últimos decênios depois do Concílio Ecumênico Vaticano II, apareceram formas novas ou renovadas de vida consagrada (Vita Consecrata).

11. O fenômeno dos movimentos tem suas raízes já na época anterior ao Concílio Vaticano II. Os textos conciliares favoreceram o crescimento dessas experiências e abriram as portas para novas. (3º Subsídio da CNBB).

A realidade descrita nos textos acima, também é experimentada no Brasil. Onde surgem as primeiras comunidades: Canção Nova e Shalom. Especificamente no Rio de Janeiro, temos a Comunidade Bom Pastor e Emanuel, como as primeiras expressões, dentre tantas que começam a surgir.

No ano de 2005 a RCC-RJ revitaliza a “secretaria Atos 2”, que era responsável por trabalhar com as Comunidades Novas. O fundador da Comunidade Católica Pequeno Rebanho, Alexandre Bastos, é convidado para coordenar esse serviço e, aceitando, procura o acolhimento, direcionamento e pastoreio de Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ (na ocasião, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Hoje, Arcebispo de Florianópolis), que era o responsável pela Vida Consagrada em nossa Arquidiocese. Deste encontro, iniciam-se os trabalhos do Vicariato para Vida Consagrada, surgem: a formação mensal para as Comunidades Novas, o encontro da Vida Consagrada e Congresso Estadual para as Comunidades Novas.

Tempos depois, é estabelecida uma comissão arquidiocesana para as Novas Comunidades composta pelas Comunidades Coração Novo, Bom Pastor, Pequeno Rebanho, Canção Nova e Shalom que ajudariam na realização dos projetos do Vicariato, principalmente no que toca as realidades das Novas Comunidades. Essa comissão tinha como objetivo:

  • ser um centro de unidade e comunhão;
  • ser uma referência de apoio, partilha e formação para as comunidades novas;
  • ser uma facilitadora que possibilite que as comunidades novas, cada vez mais, transbordem seus carismas em serviços oferecidos na Igreja e na sociedade.

Em 2010, com a ida de Dom Wilson para diocese de Tubarão, Dom Roberto Lopes, OSB, é designado para ser o Vigário responsável pela Vida Consagrada da Arquidiocese.

Dom Roberto, além da continuidade de todos os trabalhos que eram desenvolvidos, das incontáveis visitas pastorais a todas as Comunidades Novas da Arquidiocese, da constituição de uma nova comissão arquidiocesana para as novas comunidades, também amplia o alcance do Vicariato através da participação de retiros, encontros de formação e congressos, nacionais e internacionais.

De todo esse período, que foi até o ano 2015, destacamos o Congresso Estadual para as Comunidades Novas, um encontro de dois dias e aberto para todas as comunidades; voltado, principalmente, para motivar e orientar as Comunidades Novas. Abaixo, seguem os detalhes de alguns desses encontros:

2006 => Tema: Santíssima Trindade, modelo de comunidade de amor.
Pregador: Padre Paulo Ricardo
Local: Sede da Comunidade Bom Pastor

2007 => Tema: Novas comunidades para Igreja.
Pregadora: Maria Emmir Nogueira (Cofundadora da Comunidade Shalom)
Local: Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

2008 => Tema: Crescendo em estatura, sabedoria e graça.
Pregadores: Alessandra e Ronaldo (Fundadora e Cofundador da Comunidade Remidos no Senhor)
Local: Seminário São José

2009 => Tema: Eu vivo, mas já não eu; é Cristo que vive em mim.
Pregadores: Jo Croissant e Pe Nilson (Comunidade Beatitudes – França)
Local: Seminário São José

2012 => Tema: Novas Comunidades: ID Carismática, Eclesialidade e Formação
Pregador => Padre Wagner Ferreira (Formador Geral da Comunidade Canção Nova)
Local: Colégio Nossa Senhora de Lourdes

2012 => Retiro Fundadores e Formadores
Pregadora => Emmir Nogueira (Cofundadora da Comunidade Shalom)
Local: na casa de Retiro Regina Coeli

2014 => Tema: Consagração da Vida
Pregadores: Alessandra e Ronaldo (Fundadora e Cofundador da Comunidade Remidos no Senhor)
Local: Auditório do Edifício JP II

2015 => Tema: O amor de Deus fonte da Consagração
Pregadores: Hamilton Apolônio (Fundador da Comunidade Católica Boa Nova) e Padre Rodrigo Vieira (Comunidade Católica Pequeno Rebanho)
Local: Colégio Sagrado Coração de Maria

A partir de 2016, inicia-se uma nova fase…